sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Os Dons e o Fruto do Espírito - Raimundo F. de Oliveira


Antes do grande avivamento pentecostal inicia­do no começo deste século, dava-se muita ênfase ao fruto do Espírito, enquanto que os dons eram igno­rados. Para combater esse desequilíbrio, começou-se a dar ênfase aos dons e quase a ignorar o fruto do Espírito. Hoje, no entanto, a situação parece bem mais delicada, devido ao fato de estarmos dando pouca ênfase tanto aos dons quanto ao fruto do Espírito.
Evidentemente, esta posição coloca-nos em de­sacordo com a Bíblia Sagrada, devendo, portanto, levar-nos a tomar uma nova atitude quanto ao as­sunto.

1. RELAÇÃO DOS DONS E DO FRUTO DO ESPÍRITO SANTO

De acordo com o que escreveu o apóstolo Paulo em sua primeira carta aos Coríntios 12.8-10 e Gálatas 5.22, são os seguintes os dons e o fruto do Espíri­to Santo:
Os dons do Espírito

  1.     Palavra da sabedoria
  2.     Palavra do conhecimento
  3.     Fé   
  4.     Dons de curar
  5.     Operação de milagres
  6.     Profecia
  7.     Discernimento de espíritos
  8.     Variedade de línguas
  9.     Interpretação de línguas

O fruto do Espírito

  1.     Caridade
  2.      Gozo
  3.     Paz
  4.     Longanimidade
  5.     Benignidade
  6.     Bondade
  7.      Fé
  8.      Mansidão
  9.     Temperança
O fato de os dons serem em número de nove e o fruto do Espírito ser nônuplo, parece não passar duma mera coincidência, porém, não é assim. Le­vando em consideração que o Espírito Santo foi o divino inspirador de toda a Bíblia, temos de consi­derar também o interesse divino em nos comunicar um grande e necessário ensino através dessa aparente coincidência.    ,

Nenhum comentário:

Postar um comentário